Nuno Mira, Chefe de Grupo da Força Especial da Proteção Civil, partilha três conselhos que, ao serem seguidos, terão um enorme impacto na missão de combater os incêndios.

Não utilizar o fogo
O fazer churrascos em zona florestal, o fazer queimas desapropriadas na altura em que não são permitidas. O uso, principalmente, de máquinas em terrenos que são agrícolas ou que são florestais pode originar a que venham a ocorrer alguns incêndios e é muito importante termos cuidado com isso.

Fornecer toda a informação
Ao ligar ao 112 é muito importante que se dê todas as informações porque quem está a receber a informação nem sempre sabe o local exato do incêndio. E toda a informação que possam transmitir, desde o tipo de combustível, como é que ele está a progredir, se está muito vento ou não no local, é muito importante.

Limpar a floresta
Façam a limpeza do perímetro urbano-florestal porque essa limpeza é muito importante e muitas das vezes é o que condiciona muito a atuação junto das habitações.

Palavra de especialista
Muitas vezes temos de combater o incêndio, apeados, no meio da floresta. E tendo em conta que a dificuldade dos incêndios aqui em cima são os acessos, é mesmo importante que as limpezas sejam feitas para que os caminhos fiquem o mais livre possível. É importante facilitar o trabalho dos bombeiros