Existem muitos momentos que são determinantes para a atividade de um bombeiro e para garantir a segurança das populações, momentos que ficam nos bastidores e que são até da responsabilidade de cada um de nós. Momentos que podem evitar os grandes incêndios e preservar vidas.

Esses momentos foram enaltecidos no lançamento da iniciativa Bravos Heróis, no passado dia 30 de julho na sede da Liga dos Bombeiros Portugueses. Um evento que contou com as intervenções de Domingos de Andrade, Diretor do Jornal de Notícias, Miguel Matos, Administrador da Tabaqueira, Jaime Marta Soares, Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses e encerrado com o discurso de sentida homenagem do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que não deixou de sublinhar o papel fundamental dos Bombeiros para o nosso país, independentemente de estar em vigor ou não uma época de incêndios.

A prevenção é, efetivamente, um trabalho essencial para melhorar as capacidades dos nossos combatentes da paz, os Bombeiros e a Proteção Civil. A pensar nisso mesmo e, com o intuito de reunir os esforços de toda a sociedade, a iniciativa Bravos Heróis vai dar voz aos combatentes dos incêndios em Portugal para que possamos perceber que a realidade de Moimenta da Beira não é a mesma de Évora, por exemplo, e que devemos sempre promover os melhores comportamentos e interações com os meios florestais, minimizando as combustões associadas a churrascos ou ao consumo do tabaco, entre muitos outros fatores de risco.

Educar e inovar

Ao longo das próximas semanas, a iniciativa Bravos Heróis vai dar a conhecer os melhores conselhos de vários Comandantes de Corporações de Bombeiros Voluntários e da Proteção Civil, oferecendo ao público uma perspetiva diferente do trabalho destes homens e mulheres, que começa muito antes do alerta de incêndio, e perdura para além da sua extinção. O foco na prevenção e na educação estará a par com a divulgação de várias inovações associadas aos hábitos de lazer ou de consumo que podem estar na origem de combustões perigosas em ambiente florestal.

Acima de tudo, o trabalho de prevenção é um trabalho de opção. Optar por uma alternativa segura em prol da diminuição das ignições, uma preocupação partilhada por todos os envolvidos nesta iniciativa, nomeadamente as entidades que atuam no terreno – representadas pela Liga dos Bombeiros Portugueses e pelo Ministério da Administração Interna – mas também por empresas que procuram sempre preservar o ambiente e o bem-estar humano, dois grandes focos da política de sustentabilidade da Tabaqueira.