Adelino Gomes, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Constância, lida com uma região onde as atividades turísticas podem representar risco de ignição e oferece importantes conselhos para prevenir incêndios

Faixas de segurança
Em regiões como a nossa é importante a limpeza das áreas junto das habitações, para que os bombeiros se possam focar no combate ao fogo nas florestas antes de eles chegarem às áreas residenciais.

Limpezas licenciadas
Na altura do verão é normal que sejam feitas limpezas nas habitações, mas a queima negligente de resíduos tem originado incêndios, pelo que qualquer limpeza que recorra ao fogo deve ser comunicada às autoridades competentes.

Apoio aos Bombeiros
As populações não devem ir para as matas, mas sim apoiar os bombeiros a partir de segurança, disponibilizando os meios que possam ter para o abastecimento das viaturas com água, o que pode evitar deslocações que consomem tempo.

Palavra de especialista
Os lagos da nossa região oferecem várias atividades turísticas que trazem muitas pessoas até cá, para alguns dias de lazer, com alguns comportamentos associados que podem representar risco de incêndio – nomeadamente os grelhados em plena floresta e outros pequenos comportamentos. Existe uma consciência diferente de há uns anos para cá, mas ainda assim o elevado volume de pessoas a ter esse tipo de comportamentos de risco obriga-nos a estar sempre preparados.