O combate aos incêndios parte de cada um de nós, segundo José Morais, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Paredes

Queimadas responsáveis
Devem ser feitas sempre com a notificação das entidades competentes e com o devido licenciamento, que é obrigatório durante todo o ano. Desta forma os Bombeiros têm conhecimento de forma automática e isso faz com que estejamos mais atentos e alertas para essa circunstância.

Não depositar lixos na floresta
Sejam lixos domésticos ou outros – que obstruem os caminhos e são um fator de risco de propagação de incêndios. Faça o depósito junto das entidades capacitadas para os recolher e contribua para um país mais seguro e mais limpo.

O tempo é precioso
Sempre que detete um foco de incêndio, por mais pequeno que seja, alerte sempre os bombeiros, ligue o112 ou o número do seu corpo de bombeiros porque quanto mais precoce for a intervenção melhor será o resultado do seu trabalho.

Palavra de especialista
É um local comum dizer para não fumar ou atirar beatas para as florestas, não fazer churrascos durante os períodos críticos de risco de incêndio, mas esta mensagem tem mesmo de entrar na consciência das pessoas, é uma atitude cívica. Cada um de nós pode contribuir de maneira decisiva para que este flagelo dos incêndios florestais possa ter uma diminuição significativa, aos poucos podemos erradicá-lo.