Sendo a sua área de atuação uma das mais críticas no nosso pais, António Simões, Comandante do Corpo Bombeiros Voluntários Penacova, partilha conselhos de enorme valor para a prevenção dos incêndios

Prevenção
Cada um de nós deve olhar à sua volta, da sua casa, do seu local de trabalho, de qualquer lugar onde costume passar algum tempo, e verificar se esses espaços têm condições de segurança e o que pode ser feito para melhorá-las.

Comunicação
É importante saber comunicar com as autoridades. Somos frequentemente questionados sobre o elevado número de perguntas que fazemos em caso de emergência, mas essas perguntas são essenciais e é importante manter a calma e conseguir comunicar connosco da melhor forma.

Atuação
Muitas vezes somos questionados se as populações podem ou não ajudar os Bombeiros. Podem ajudar, mas não complicar. Qualquer pessoa pode arriscar uma primeira intervenção em caso de incêndio, mas assim que os Bombeiros entram em ação as populações devem retirar e confiar em quem está a combater o fogo.

Palavra de especialista
Este ano já constatámos – em Vila de Rei, em Mação – que os incêndios são cada vez mais difíceis de extinguir, fruto de alguma falta de organização das florestas, mas também das temperaturas mais elevadas e de uma seca prolongada. Todos nós temos de nos precaver perante estes fenómenos severos e pensar de outra forma para agir de acordo com o que o futuro nos reserva.