Hugo Marques, comandante do Corpo do Bombeiros de São Pedro de Sintra, partilha três conselhos fundamentais para preservar e salvaguardar a beleza inconfundível da sua cidade.

Saber utilizar
Recomendamos que o uso do fogo, seja através de cigarros ou através de qualquer outro comportamento que provoque chama ativa, não seja realizado porque é um aumento da probabilidade de acontecimento de um incêndio.

Saber agir
É preciso garantir que as pessoas, dentro da floresta, sejam um bom primeiro agente de proteção civil naquilo que tem que ver com a deteção precoce dos incêndios.

Saber limpar
Os espaços florestais têm de ser limpos. Mas esse trabalho, quando é feito através da utilização de máquinas como moto-serras, moto-roçadoras, tratores com correntes ou com discos, aconselhamos a que não o façam em períodos de maior calor.

Palavra de especialista
Eu costumo dizer que termos a serra muito ocupada tem vantagens. No período normal do dia, temos uma série de pessoas que acabam por ser o primeiro agente de proteção civil vigilante no local e que consegue identificar qualquer situação de incêndio, por exemplo. Mas também, como é lógico, há sempre recomendações.