Pedro Barahona, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Beja, relembra que todos os cuidados são poucos quando se fala em prevenção dos incêndios florestais. O Comandante partilha ainda alguns conselhos para que esta missão seja uma missão de sucesso.

Cumprir
É importante que os cidadãos cumpram todas as ordens que são emanadas tanto pelas autoridades – como a Autoridade Nacional de Proteção Civil – como pelo próprio IPMA, que alerta e que emite os avisos.

Alertar
Dar os alertas atempadamente é fulcral. Aqui no Alentejo os alertas são especialmente importantes uma vez que existem sempre grandes distâncias a percorrer. Assim, alertar o quanto antes é uma grande ajuda.

Utilizar
A boa utilização do fogo é um passo imprescindível para que a prevenção dos incêndios florestais seja possível. No fundo, e para que a mão humana não seja um problema, é urgente que os próprios cidadãos tenham em atenção todo o tipo de comportamentos de risco.

Palavra de especialista
É muito importante que as pessoas não façam um turismo de fogo. Ou seja, o facto de irem verificar ou irem ver um incêndio ou um incidente prejudica sempre a operação. Assim, é fundamental que a população não fique especada nos locais e que facilite a operação para que os profissionais possam trabalhar e socorrer da forma mais eficaz possível.