Marta Janeira, Meteorologista, reforçou a importância da meteorologia na hora de falar em fogo e no combate ao mesmo. Para a especialista, uma consciência ativa deste fator é imprescindível para uma floresta mais verde e resiliente. A Meteorologista partilhou, ainda, três conselhos fundamentais para tornar esta missão mais fácil de alcançar.
Compreensão
O triângulo do fogo tem num dos seus lados a parte meteorológica. Assim, é fundamental para que os operacionais consigam manter-se em segurança e que, efetivamente, consigam ouvir e perceber aquilo que lhes está a ser comunicado.
Conhecimento
No combate aos incêndios é fundamental conhecer as condições meteorológicas de cada local. Para isso, é preciso olhar para a meteorologia, não com uma visão geral, mas com uma visão mais regional e mais local.
Apoio
A meteorologia tem um papel fulcral tanto na prevenção, como para o seu combate. Assim, é preciso que haja meteorologistas, orientados para aquilo que é o combate a incêndios rurais, para que façam uma análise orientada e muito específica para cada um destes eventos.
Palavra de especialista
É fundamental que a componente meteorológica possa ser interpretada e bem interpretada para que se possam desenvolver ações de prevenção ou ações de combate. Há uma lacuna muito grande que tem a ver com o facto de a linguagem meteorológica cientifica não ser interpretada de forma clara e direta por quem precisa dessa informação. Há uma necessidade muito grande de haver alguém que faça uma tradução daquilo que são os conceitos científicos e da informação necessária para que quem está no terreno perceba como se manter em segurança e como atuar com eficiência e eficácia.