Augusto Correia, Vigilante da Natureza do ICNF, fala-nos da importância de um espaço florestal limpo e preservado. Partilha, ainda, alguns conselhos fundamentais para um país livre de fumo e afastado do fogo.
Dizer não ao uso do fogo
Existem várias coisas que podemos fazer para contribuir para a missão de um país sem fumo e sem fogo. Uma das principais ações é mesmo a não utilização indevida deste último, quer em períodos críticos, quer no resto do ano.
Dizer não ao lixo no chão
Este é um comportamento que já não deveria existir. Ainda assim, o lixo continua a ser visto no chão. Por isso mesmo, a mudança pode – e deve – começar por aqui. Evitar deixar lixo no chão ou em qualquer espaço florestal é um passo que não pode faltar.
Dizer sim aos equipamentos de lazer
As pessoas gostam de fazer os seus piqueniques. O nosso conselho é que evitem os churrascos, que tragam a comida feita de casa e que organizem as refeições nos parques de merendas feitos especificamente para isso.
Palavra de especialista
Uma ignição no Parque Natural da Arrábida é de evitar a todo o custo. Com o declive, com a temperatura e com os ventos o que começa por ser uma pequena ignição, rapidamente se transforma num incêndio de grandes proporções. E aí, toda esta flora, todo este pulmão que é a Arrábida é colocada em risco. E embora as espécies consigam regenerar facilmente, todo o habitat natural da serra fica comprometido.