Jorge Dias, Engenheiro Florestal e Técnico do ICNF, partilhou alguns conselhos fundamentais para que um amanhã mais verde e livre de fumo esteja cada vez mais perto de acontecer.
Resistência
Para se construir uma floresta resiliente e sustentável é fundamental aumentar a resistência dos povoamentos florestais e das áreas de montanha aos fogos rurais. Precisamos de vigiar, prevenir e preparar a nossa floresta para ser cada vez mais forte a este tipo de acontecimentos.
Biodiversidade
Igualmente importante é o aumento da biodiversidade e a promoção da conservação da natureza. Para além das plantações e arborizações que fazemos anualmente, também fazemos um outro conjunto de intervenções que permite aumentar a resiliência e a diversidade das manchas florestais. E este tipo de gestão florestal é imprescindível.
Valor económico
Por fim, mas igualmente necessário, surge o investimento. É necessário investir economicamente nas nossas florestas, acrescentar-lhes valor. Sem valor económico, a floresta também não poderá desenvolver-se e gerar valor para a sociedade.
Palavra de especialista
É fundamental a presença de pessoas na floresta. Essas pessoas são as pessoas que conhecem a floresta, que estão lá para a proteger, para fazer a prevenção, sabem se a floresta está doente ou não, no verão fazem a vigilância aos incêndios e no inverno fazem a prevenção. Portanto, nós podemos ter um grande investimento, mas se depois não tivermos este acompanhamento, todo o investimento se pode perder, de uma hora para a outra, num grande incêndio. A manutenção das manchas florestais, das áreas florestais, exige um trabalho contínuo, e necessário, ao longo dos anos.